quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Semana do Trânsito


SEMANA DO TRÂNSITO

(18 A 25 DE SETEMBRO)





Origem do Trânsito

A origem do trânsito está ligada ao desenvolvimento do transporte. Há mais de cinco mil anos viveu em Ur na Mesopotâmia, um homem que criou a roda e experimentou-a, isto é, fez a roda rodar.

Bem mais tarde, no Egito, e depois na Grécia e em Roma, surgiram os primeiros veículos de duas rodas, puxados por cavalos. Depois surgiram veículos de quatro rodas, que estão até hoje conosco. No entanto, estes veículos começaram a trazer alguns problemas, como colisões e atropelamentos de pedrestres.

A primeira iniciativa para controle de tráfego de veículos registrou-se na Inglaterra, em 1835, com a lei da Estrada, estabelecendo normas as carruagens para trafegarem nas estradas.

No Brasil, a história do trânsito inicia-se no reinado de D. Pedro II, ao aprovar, em 27/05/1853, as leis da Câmara Municipal da Corte, sobre o tráfego de carros, seges, tílburis e outros veículos, no Rio de Janeiro, instalando-se também, no mesmo dia, a 1ª inspetoria de veículos no Brasil. E em uma das leis já havia uma exigência: nenhuma pessoa poderia dirigir um veículo sem que portasse uma habilitação perante uma comissão de peritos nomeados pelo Chefe de Polícia.

Hoje, a situação é bem diferente. O trânsito atingiu proporções incríveis, com milhares e milhares de carros pelas ruas. E foi justamente por isso que o governo brasileiro criou a Semana do Trânsito , comemorada de 18 a 25 de setembro. Essa semana é dedicada, e de maneira especial ao pedestre, a grande vítima do trânsito, aquele que parece ter perdido o direito de uso de ruas, tomadas pelos veículos.
 
 





O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Grande parte das atuais questões urbanas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos, ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

Assim, o Instituto Educacional Millenium propõe para o ano de 2010 o Projeto Trânsito, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.








Um dos objetivos do projeto é:
*Desenvolver os valores essenciais à vida plena
e à convivência socialmente justa por meio
da Educação e do Ensino para o Trânsito.




Como gesto concreto,
a participação na caminhada
cívica do 07 de Setembro
teve o intuito de promover uma reflexão
em todos os seguimentos da comunidade
sobre a importância de trabalharmos juntos
pela “paz no trânsito”.

COMO NOSSAS CRIANÇAS
FICARAM LINDAS!



É necessário...
Identificar a Educação para o Trânsito
como fator de segurança pessoal e coletiva.



É um dever de todos...
Colaborar para a formação de comportamentos
que proporcionem segurança no trânsito
e os comportamentos que proporcionem
ou comprometem essa segurança.



Ajuda a preservar a vida...
Saber reconhecer e interpretar
as principais formas de sinalização no trânsito.



Uma atitude importante é...
Desenvolver a atenção e a percepção,
aplicando-as à obediência,
à sinalização de trânsito.




Ações que jamais poderão ser esquecidas...
Trabalhar as virtudes importantes
na vida em sociedade, tais como:
paciência, tolerância, responsabilidade,
coleguismo, humildade etc.









Educação para o trânsito,
como ação sócio-educativa,
é um compromisso com a cidadania,
com a formação do homem
desde a infância e adolescência,
do seu compromisso consigo mesmo
e com o outro.




Este projeto,
“Educar para transformar,
transformar para educar”,
constituir-se-á em mais um instrumento
a serviço da vida.





 "EDUCAR PARA TRANSFORMAR, TRANSFORMAR PARA EDUCAR".

Tem como objetivo dar subsídios sobre noções de trânsito, ao trabalho do professor em sala de aula, no sentido de contribuir, sobretudo para diminuir as causas e os efeitos dos acidentes de trânsito, especialmente no que se refere a casos com crianças, adolescentes e jovens.
Este projeto constitui-se num valioso instrumento na luta pela conscientização e esclarecimento com relação aos direitos e deveres dos cidadãos e a preservação da vida no trânsito.
Cabendo portanto, a escola, informar através da transversalidade e interdisciplinaridade o tema em foco de maneira que sejam apresentados os assuntos abordados, ressaltando os pontos fundamentais, em uma linguagem mais compreensível e próxima da realidade, dos futuros usuários.

NÃO É SER DIFERENTE...
MAS FAZER A DIFERENÇA!



Luciane Rosa de Oliveira Dias

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