Com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos mais lindos cartões postais.
É a primeira ponte da cidade. Surgiu com o progresso da rodovia BR 116 (Rio-Bahia). Quem passa por ela, vê a grande extensão do Rio Doce e a cidade bem ao fundo.
Açucareira
Antiga usina de cana-de-açúcar, a Açucareira foi recentemente tombada como patrimônio histórico de Governador Valadares. Está em estudo um projeto para transformá-la em um grande centro cultural da cidade.
Praça dos Pioneiros
A praça é considerada um projeto urbanístico do Dr Adolfo Campos da década de 90. O local onde seria erguida a catedral da cidade, possui uma concha acústica e um teatro de arena, além de um monumento em homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa. Arborizada, possuindo palmeiras do tipo Maria Rosa.
Todas as Quintas e Domingos reúnem-se os cidadãos valadarenses para apreciar a chamada "feirinha". Tradição em Valadares, na feirinha tem churrasquinhos no espeto, tortas, caldos e bebidas. Adultos, jovens e crianças apreciam as delícias oferecidas pelos comerciantes. Não podendo de evidenciar o "trenzinho da alegria" que mais se parece com aqueles trios elétricos no qual é diversão garantida para a garotada e também para os pais.
Praça Serra Lima
É uma homenagem a um dos pioneiros de Governador Valadares: José Serra Lima, o homem que projetou a área central da cidade.
Ela é um dos pontos mais tradicionais, e que não passa desapercebida. É exuberante para quem trafega pelo centro. Possuia um chafariz com iluminação, e no natal, ela destaca-se pelos arranjos natalinos nas oitis (árvore urbana predominante).
Praça Treze de Maio
Conhecida como praça da mulher da boca aberta. Símbolo das lutas do povo valadarense, principalmente das reivindicações das mulheres durante o período da ditadura militar.
PRAÇA DO ESPLANADA
Praça da Estação (CVRD)
Ou Praça João Paulo Pinheiro, tem a primeira locomotiva a cruzar a cidade entre as décadas de 1920 e 1930.
Nenhum comentário:
Postar um comentário