A leitura é um dos últimos recantos da liberdade intelectual.
Quem lê cria tanto ou mais que o autor. Com a imaginação solta, o leitor elabora mentalmente os cenários, compõe o perfil dos personagens, interpreta diálogos, identifica afinidades pessoais e vive, a seu modo, o prazer e a infinitude das emoções potencialmente contidas no texto.
Quem lê não recebe imagens prontas, coloridas, acabadas. Tem de construí-las pelo processo do entendimento e interpretação.
O leitor nunca é passivo. Exercita, o tempo todo, os mecanismos psicodinâmicos que fundamentam, estruturam e aperfeiçoam a consciência. Por isso, desenvolve a criatividade, refina a percepção, aprimora o senso crítico e fica imune às manipulações que a comunicação pela imagem veicula como ingredientes de dominação. A leitura é problematizadora, induz a reflexão, suscita hipóteses, faz pensar. Foi com esse pensamento que as professoras Márcia e Sônia elaboraram esse projeto. Parabén meninas!!! Que o projeto construídos por vocês, seja um eterno sucesso!!!!
Quem lê cria tanto ou mais que o autor. Com a imaginação solta, o leitor elabora mentalmente os cenários, compõe o perfil dos personagens, interpreta diálogos, identifica afinidades pessoais e vive, a seu modo, o prazer e a infinitude das emoções potencialmente contidas no texto.
Quem lê não recebe imagens prontas, coloridas, acabadas. Tem de construí-las pelo processo do entendimento e interpretação.
O leitor nunca é passivo. Exercita, o tempo todo, os mecanismos psicodinâmicos que fundamentam, estruturam e aperfeiçoam a consciência. Por isso, desenvolve a criatividade, refina a percepção, aprimora o senso crítico e fica imune às manipulações que a comunicação pela imagem veicula como ingredientes de dominação. A leitura é problematizadora, induz a reflexão, suscita hipóteses, faz pensar. Foi com esse pensamento que as professoras Márcia e Sônia elaboraram esse projeto. Parabén meninas!!! Que o projeto construídos por vocês, seja um eterno sucesso!!!!
INSTITUTO EDUCACIONAL MILLENIUM
Rua Ametista nº135, São Raimundo, Governador Valadares – MG
Fone: (33)3278-1391 - Site: http://www.iemillenium.com.br/
Rua Ametista nº135, São Raimundo, Governador Valadares – MG
Fone: (33)3278-1391 - Site: http://www.iemillenium.com.br/
Projeto bolsa literária
Nome da escola: Instituto Educacional Millenium
Rede: Particular
Telefone: 33 32781391
Responsáveis pelo projeto na escola: Sônia e Márcia
Informações Gerais
Tema: Bolsa Literária
Resultado Final: Melhoria na aprendizagem da leitura e escrita
Informações de execução do projeto
Data Inicial Prevista: 05/03/10
Data término prevista: 26/11/10
Público alvo: Alunos do 2° ano/9°
Objetivo geral: Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita na sua vida escolar e cotidiana, de forma lúdica e prazerosa através de vários recortes temáticos.
Objetivos específicos:
· Formar critérios para desenvolver padrão de gosto pela leitura;
· Proporcionar aos alunos, uma boa formação cultural;
· Melhorar a leitura e a ortografia;
· Conhecer diversos tipos de leituras;
· Envolver a família na excussão do projeto, de modo a incentivar os alunos a lerem em casa;
Justificativa: Os alunos terminaram de ser alfabetizados no ano passado e necessitam melhorar a leitura oral e a ortografia. Este projeto é para que as crianças sintam o desejo e o prazer da leitura e da escrita; e consequentemente tenham uma leitura automatizada e uma boa ortografia.
Detalhamento
Situação atual: Alguns alunos com dificuldades para ler e escrever, outros que precisam melhorar a dicção e expressão ao lerem.
Situação proposta:
· Visitas à biblioteca;
· Cronograma para que os alunos levem a bolsa com os livros para casa.
Metas: Todos os alunos devem ser contemplados pelo projeto, de forma que tenham acesso aos livros pra exercitarem a leitura.
Desenvolvimento:
Ações
Tarefas
Responsáveis
Abertura do projeto
Hora literária na quadra da escola
Professoras do 2° ano/9
Organizar a Bolsa Literária toda sexta feira, levando o livrinho para ser lido em casa com a supervisão de um adulto responsável
Escolha dos livros
Alunos, Professoras e família
Hora da leitura
Leitura de uma historia, feita por um aluno, toda segunda-feira.
Alunos e professoras
Reescrita
Após ler ou ouvir historias livros de historias e/ou poesias
Alunos e professoras
Auditório
Apresentação da Bolsa Literária para toda a escola, recital de poesias, encenação de histórias infantis
Professoras, aluno e pedagoga
Exposição dos trabalhos
Organizar a exposição e convidar os pais
Professoras, alunos e pedagoga
Cronograma
Etapas
Início
Termino
Planejamento
25/02/10
01/03/10
Apresentação do projeto
05/03/10
05/03/10
Desenvolvimento das atividades propostas
05/03/10
26/11/10
Culminância
26/11/10
26/11/10
Avaliação: Será feita uma avaliação durante todo o projeto através da observação dos pais, professores e questionário respondido pelos alunos.
Anexos:
Ficha de avaliação do projeto Bolsa Literária
1- Você criou o habito de leitura após estes meses de trabalhos realizados na escola?
( ) sim ( ) não
2- O que você mais gosta de ler?
( ) livros ( ) revistas em quadrinho ( ) poesias ( ) outros________________
3- Na sua opinião, um bom leitor é aquele que:
( ) Escreve bem ( ) Escreve mal
4- Você gostou da realização do projeto Bolsa Literária em nossa sala de aula? Por quê?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Ficha de leitura do aluno: (modelo)
Aluno (a): _____________________________________________Série: ____________
Data:
Titulo da história:
Conceito: Ótimo Bom- Regular
Assinatura do responsável:
ABERTURA DO PROJETO:
As crianças ficaram encantadas!!!
Também, as professoras deram um show!!!
Verifique pelas fotos, a festa que foi...
Professora Márcia e seus alunos!!!
Turminha da Professora Sônia!
como já conheço esse projeto pela techer sonia é show de bola . parabéns as duas professoras vcs arrebentaram. tia silvania
ResponderExcluir