segunda-feira, 22 de março de 2010


Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março, e 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.


Objetivo geral:
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


Objetivos específicos:

· Desenvolver o gosto pelo circo;

· Despertar o gosto pela arte e pela música;

· Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.

· Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;

· Desenvolver a motricidade ampla e fina;

· Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;

· Executar movimentos básicos associados ao ritmo;

· Manter o equilíbrio em diversas posições;

· Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.


Conteúdos:

· Data comemorativa: o dia do circo;

· Motricidade fina e ampla;

· Expressão corporal;

· Ritmo e dança;

· Equilíbrio;

· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;

· Noções de tamanho e quantidade;

· Historinhas e poema.


Metodologia:

· Assistir o DVD do desenho Dumbo;

· Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;

· Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;

· Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;

· Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;

· Confecção de um cartaz;

· Grafismo;

· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;

· História em seqüência;

· Quebra cabeça do palhaço;

· Historinhas e poema: O leão cantor, O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço;

· Jogos com figuras relacionadas ao tema.


Culminância: festinha com acessórios e com a presença de um palhaço.

Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
 Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
 (Leonid G. Engibarov)



 
Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário