quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Nacional do Livro Infantil


18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil



O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.


O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

Alguns marcadores de página especiais:



02 de Abril
Dia Internacional do Livro
Infantil e Juvenil

No dia 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. E não é à toa não: esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.






O que é um Livro Infantil?

Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada dentro dele.

Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia - tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.

A professora disse que as histórias infantis começaram a existir antes de aparecer o livro, quando eram os pais que as contavam para os filhos: eram as lendas, as fábulas, as cantigas, etc. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais...




SOL , O LIVRINHO FALANTE

Sol, era um livrinho muito amigo que adorava ficar pertinho das crianças que iam à biblioteca da escola onde ele morava.

Era um livro tão diferente, que quando uma criança o lia, começava a perceber, que Sol com ela falava, e, que suas dúvidas ele ficava à responder.

Todo colorido, e sempre limpo e asseado, Sol era um livro que ensinava o aluno à ser bem organizado, e, em suas páginas cheias de beleza, cada criança encontrava lições de ordem e limpeza.

— Coloque o lixo, no lixo ! Sol, ficava à nos dizer.

— Conservando sua escola limpinha, saudável você vai crescer, as doenças vão embora, e, saúde você vai ter ! Dê amor ao seu livrinho, ele é amigo e companheiro, está sempre com você, lhe ensinando o tempo inteiro !

Seja sempre organizado, ter ordem é uma qualidade.

Nunca seja relaxado para ser feliz de verdade !

Cuide bem do seu corpinho, mantenha-o sempre asseado, escove com amor os dentinhos, para ter uma boquinha saudável !

Coma frutas e verduras, tome leite todo dia, uma alimentação equilibrada, faz você crescer com energia !

Como as crianças amavam Sol, e, se encantavam com tantas coisas que ele ensinava, e, de que ele estava certo, nenhuma delas jamais duvidava!

Mas, uma dúvida pairava, e, as crianças queriam ter a certeza.

Por que o nome do livrinho falante, era Sol, um astro de tanta beleza?

E, num belo dia de sol, Sol lhes respondeu com firmeza:

— Sou como o Sol que a vida ilumina, sou :

S - AÚDE !

O - RDEM !

L - IMPEZA !


Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário