terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O blogspot está fora do ar

Desde o dia 24/12, diversos usuários brasileiros estão reportando dificuldade de acesso à página inicial do Blogger, Blogger in Draft e dos blogs hospedados no Blogger/Blogspot.
O problema já é de conhecimento dos funcionários do Google e encontra-se sob investigação. Acompanhe pelo fórum oficial do Blogger.
Eu, particularmente, tive muita dificuldade em acessar o Blogger nesse período, mas desde o início venho tentando buscar informações e/ou soluções para o problema.
É preciso manter a calma, pois confesso que senti vergonha alheia ao ler alguns comentários no tópico referente a esse problema lá no fórum. Reclamar, tudo bem, mas apelar, usar palavrões e fazer ameaças chega a ser ridículo. O que os nossos amigos portugueses vão pensar de nós brasileiros, né?
Eu venho acompanhando o fórum regularmente e posso garantir que os funcionários do Google, bem como os foristas mais assíduos possuem grande interesse e boa vontade. Sejamos civilizados. E não custa lembrar: o Blogger é um serviço GRATUITO.
ATUALIZAÇÃO EM 27/12
Ainda não está confirmado, mas parece que o problema é maior entre os usuários da operadora Oi/Velox. Conforme consta nos comentários deste post, mudar o DNS da conexão fez com que o acesso ao Blogger se normalizasse. Entretanto, esta é uma solução paliativa, já que resolve o problema do dono do blog, mas não dos visitantes. Ou seja, você voltará a acessar seu blog, mas seus visitantes não.
DICAS DE COMO COLOCAR SEU BLOGGER PARA FUNCIONAR
Eu consegui achar uma solução para este problema no forúm da própria Blogger, encaminho uma resposta que me ajudou muito. Inclusive criei um tópico com as informações que lhe envio a seguir, cujo o link é: http://conversando-historia.blogspot.com/2009/12/dificuldades-de-acesso-ao-blogger.html e autorizo reprodução se vc achar importante. Deixo então a explicação e a solução que encontrei na ajuda do Blogger:
1) Vá ao Painel de Controle;
2) Clique em Conexões de Rede;
3) Clique com o botão direito sobre sua Rede (deve estar marcada como LAN);
4) Escolha Propriedades;
5) Clique em Protocolo de Internet (TCP/IP);
6) Clique em Propriedades;
7 ) Na janela que vai abrir, busque a opção: "Use os seguintes endereços de servidor DNS" (ou algo parecido a isto, aqui uso inglês):
No primeiro campo, digite: 208.67.222.222
No segundo campo, digite: 208.67.220.2208)
Clique em OK e reinicie.
O fato é que a Oi (Velox) bloqueou o acesso ao Blogger e ao Blogspot, retirando estes endereços de seu DNS. DNS é um dispositivo que converte os endereços da web em números de IP. Assim, quando se digita um endereço, é enviado um comando para a operadora que busca em seu DNS os IPs do servidor onde estão os arquivos deste endereço. Como eles não estão lá, então o acesso não se efetiva.
Noé Gomes
Segui as indicações do Noé e funcionaram. Problema no blogger resolvido!
Mas fica uma ressalva para o texto publicado acima. Concordo contigo em quase tudo, mas o Código de Defesa do Consumidor não tira nossa proteção como usuários do serviço só por ser GRATUITO. Pago ou não, se oferecem serviço tem que ser com qualidade.
Feliz 2010!
Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário