quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PAZ


A PAZ, AINDA É UM SONHO POSSÍVEL...




O que você faz pela PAZ?

Estamos cansados de ver, escutar e presenciar tantos casos de violência em nosso país. Dezenas (ou centenas) de pessoas morrem por dia, vítimas de assaltos, sequestros, balas perdidas e confrontos entre policiais e traficantes de drogas. Nossas cidades viraram um campo de batalha. Estamos no meio de uma guerra.
As causas do que pode ser chamado como a "Guerra do Brasil" são inúmeras e variadas. Em última instância, poderia dizer que a atual situação é um reflexo direto da falta de educação (em seu sentido mais amplo) e amor no coração. Entender as causas de um problema é fundamental para solucioná-lo. No entanto, este é um assunto muito complexo para ser abordado em um humilde texto como este. Portanto, vamos nos ater a uma questão muito mais simples:





O que você faz, já fez, ou planeja fazer em prol da PAZ
no Brasil?

É extremamente importante observarmos que somos nós, sim, que devemos tomar atitudes. Não adianta argumentarmos que nosso sistema governamental é incompetente, ineficiente e corrupto (mesmo que isso seja verdade), e ficarmos parados. Até mesmo por que ele é uma consequência clara do nosso comportamento como população. Se queremos andar pelas ruas despreocupados com a violência, somos nós quem devemos difundir a cultura da PAZ.

A PAZ verdadeira vem de dentro do coração e começa em casa. Ela está presente a cada gesto:
  1. Na maneira de conversar com amigos, colegas ou desconhecidos;
  2. Na maneira de definir o que é certo e o que é errado;
  3. Na maneira de se comportar em público;
  4. Na maneira de ajudar ao próximo;
  5. Na maneira de refletir sobre os próprios erros e acertos;
  6. Na maneira de promover o que é bom e repudiar o que é ruim.

Enfim, a PAZ está em todos os lugares. Seja na fila de um banco, no trabalho, no trânsito e até nos ambientes de lazer, devemos sempre lembrar que cada detalhe pode contribuir com a PAZ.


Se você é jornalista, publicitário, empresário, comerciante, empregado doméstico, carteiro, estudante, professor, dona de casa, lixeiro ou mesmo desempregado, por favor, utilize quaisquer meios necessários dos quais você tem acesso para pregar a PAZ.

Lembre-se que quem não age em prol da PAZ é conivente com a violência. E a violência não bate na porta antes de entrar. Além disso, ela pode chegar não apenas na sua porta, mas na de seus filhos(as), pais, irmãos(ãs) e parentes. Faça sua parte!






LUCIANE ROSA DE OLIVEIRA DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário