segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DOENÇAS PNEUMOCÓCICAS



O que são doenças pneumocócicas?
São aquelas causadas pela bactéria Sfrepfococcus pneumoniae (pneumococo) e incluem: meningite, pneumonia, bacteremia (infecção na corrente sanguínea), sinusite e otite média (infecção do ouvido).

Meningite pneumocócica - É uma infecção das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal causada pelo Sfrepfococcus pneumoniae.

Pneumonia pneumocócica - É uma infecção dos pulmões, causada pelo Sfrepfococcus pneumoniae, que é a causa mais comum de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade.

Bacteremia pneumocócica - É uma infecção que atinge a corrente sanguínea, podendo disseminar a bactéria para outros órgãos.

Otite média e sinusite pneumocócica - É uma infecção do ouvido médio e dos seios paranasais, muito comum em crianças.

Que crianças são mais suscetíveis de contrair doenças pneumocócicas?
Qualquer pessoa pode contrair as doenças pneumocócicas em qualquer idade. Porém, é muito importante lembrar que as crianças com menos de 2 anos têm uma probabilidade muito maior de contrair estas doenças. O risco pode se agravar em crianças portadoras de determinadas doenças (ex.: infecção pelo HIV, anemia falciforme e condições crônicas do coração ou pulmões).
O Sfrepfococcus pneumoniae é a causa mais comum de meningite, pneumonia, bacteremia e otite média em crianças abaixo de 2 anos.

Quais os principais sinais e sintomas das doenças pneumocócicas?

Meningite pneumocócica - Febre alta, dor de cabeça e rigidez da nuca são os principais sintomas em adultos e crianças acima de 2 anos. Em recém-nascidos e crianças até 2 anos, estes sintomas clássicos podem estar ausentes.(1)

Pneumonia pneumocócica - Início repentino, tosse, febre, calafrios, falta de ar ou respiração rápida.

Bacteremia pneumocócica - Os sintomas costumam ser inespecíficos em lactentes e crianças mais novas. Nestes casos, muitas vezes a febre e a irritabilidade podem ser os únicos sintomas apresentados.

Otite média e sinusite pneumocócica - Dor no ouvido, agitação, febre e irritabilidade são os sintomas mais comuns em crianças. Frequentemente, a membrana timpânica (do tímpano) mostra-se inflamada.

Como as doenças pneumocócicas são transmitidas?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa pelo contato direto com indivíduos doentes ou portadores da bactéria. Curiosamente, os portadores podem não apresentar nenhuma doença, embora a bactéria esteja presente na rinofaringe (garganta).

Como as infecções pneumocócicas diagnosticadas podem ser tratadas?
O diagnóstico e tratamento das doenças pneumocócicas são de competência exclusiva do médico, a quem cabe a responsabilidade de definir o tratamento mais indicado para cada caso. Jamais utilize qualquer medicamento, principalmente antibióticos, sem orientação médica.

Existem vacinas para a prevenção da doença pneumocócica?
Uma forma de prevenção das doenças pneumocócicas é a vacinação. Já é possível proteger crianças a partir dos 2 meses de idade, de acordo com o calendário Vacinal da Sociedade Brasileira de Pediatria - 2007. Essas vacinas estão disponíveis em consultórios e nas clínicas particulares de vacinação. Crianças com condições de saúde específicas têm direito a receber do Governo gratuitamente esta vacina através dos CRIEs - Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais. Busque informações com o seu pediatra.™'



Luciane Rosa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário